CAPITULO III
1.3 – A TRAJETÓRIA
1.3 – A TRAJETÓRIA
Para completar a tarefa de se
tornar idêntica ao Criador, a primeira coisa que a criatura precisa obter é o
ambiente correto para se desenvolver e tornar-se como o Criador. Esse ambiente é
chamado de “mundos.”
Na Fase Quatro, a criatura foi
dividida em duas partes: superior e inferior. A parte superior forma os mundos,
e a parte inferior forma a criatura, que é tudo que existe dentro desses mundos.
Falando grosseiramente, os mundos são feitos de desejos onde o Masach permitiu
entrar a Luz na Fase Quatro, e a criatura será feita de desejos nos quais o
Masach não permitiu
que a Luz entrasse.
Nós já sabemos que a Criação é feita de uma só
coisa: um desejo de receber deleite e prazer. Portanto, superior e inferior não
se referem a lugares, mas a desejos aos quais nos referimos como superiores ou
inferiores. Em outras palavras, desejos superiores são desejos que apreciamos
mais do que desejos queconsideramos inferiores. No caso da Fase Quatro,
qualquer desejo que possa ser utilizado para doar ao Criador pertence à parte
superior, e qualquer desejo que não possa ser utilizado desta maneira pertence
à parte inferior.
Por haverem cinco níveis de
desejos – inanimado, vegetativo, animal, falante, e espiritual – cada nível é
analisado.
Os utilizáveis criam os mundos, e
os (ainda) inutilizáveis criam a criatura.
Anteriormente, nesse capítulo,
dissemos que o padrão de quatro fases é a base de tudo o que existe. Portanto,
os mundos se desenvolvem pelo mesmo modelo que funcionou na criação das fases.
O lado esquerdo da Figura 4 é uma visão de dentro do conteúdo da Fase Quatro,
mostrando sua divisão em partes superiores e inferiores, e mostrando que a
parte superior contém os mundos e que a parte inferior contém a criatura.
Então, falemos um pouco mais
sobre a Fase Quatro e sobre como ela trabalha com o Masach. Além do mais, a
Fase Quatro somos nós, então se entendemos como ela funciona, podemos aprender
algo sobre nós mesmos.
A Fase Quatro, Malchut, não
apareceu simplesmente do nada. Ela evoluiu da Fase Três, que evoluiu da Fase
Dois, etc.
De forma similar, Abraham Lincoln
não surgiu simplesmente do nada como presidente. Ele cresceu de um pequeno
bebê, para uma criança, daí para um jovem, e para um adulto que finalmente se
tornou presidente. Mas as fases preliminares não desaparecem. Sem elas, o
Presidente Lincoln não haveria se tornado o Presidente Lincoln. A razão pela
qual não podemos vê-las é porque o nível mais desenvolvido sempre domina e sobrepõe
o menos desenvolvido. Mas, o último e mais desenvolvido nível, não apenas sente
a existência deles dentro dele, mas trabalha com estes outros níveis.
É por isso que existem momentos
em que todos nós sentimo-nos como crianças, especialmente quando somos tocados
em lugares que ainda não amadurecemos. Isto é simplesmente porque estes lugares
não estão revestidos por uma camada adulta, e estes pontos sensíveis fazem-nos
sentir como crianças indefesas.
Essa estrutura multicamada é que
nos permite conseqüentemente tornarmo-nos pais. No processo de criação dos
filhos, nós combinamos nossa fase presente com as anteriores: entendemos as
situações que nossos filhos experimentam porque tivemos experiências similares.
Nós relacionamo-nos com estas situações com o conhecimento e a experiência que
acumulamos através dos anos.
A razão pela qual somos
construídos dessa maneira é que Malchut (chamando-a pelo seu nome usado com
mais freqüência) é construída exatamente da mesma maneira. Todas as fases
anteriores de Malchut existem dentro dela e a ajudam a sustentar sua estrutura.
Para se tornar o mais similar
possível ao Criador, Malchut analisa cada nível de desejo dentro de si própria,
e divide os desejos em utilizáveis e inutilizáveis dentro de cada nível. Mas os
desejos utilizáveis não serão usados apenas para receber com o objetivo de doar
ao Criador. Eles irão também “ajudar” o Criador a completar Sua tarefa de fazer
Malchut idêntica a Ele.
Umas poucas páginas atrás,
dissemos que para realizar a tarefa de tornar-se idêntica ao Criador, a
criatura precisa criar o ambiente correto para se desenvolver e tornar-se como
o Criador. É exatamente isso que os mundos – os desejos utilizáveis – fazem.
Eles “mostram” aos desejos inutilizáveis como receber com o objetivo de doar ao
Criador, e, ao fazerem assim, ajudam os desejos inutilizáveis a corrigirem a si
mesmos.
Nós podemos imaginar o
relacionamento entre os mundos e a criatura como um grupo de operários de construção
no qual um dos operários não sabe o que fazer. Os mundos ensinam a criatura
demonstrando como realizar cada tarefa: como perfurar, como usar o martelo, um
prumo, e assim por diante. No caso da espiritualidade, os mundos mostram à criatura
o que o Criador deu a eles e como eles trabalham com isso de maneira correta.
Pouco a pouco, a criatura pode começar a utilizar seus desejos desta maneira,
também, e é por isso que os desejos em nosso mundo surgem gradualmente, do mais
brando ao mais intenso.
Os desejos são divididos da
seguinte maneira: O mundo de Adam Kadmon é a parte utilizável do nível
inanimado, e a parte inferior do nível inanimado, a criatura, é a parte inutilizável.
Na verdade, no nível inanimado não há nada para corrigir porque é imóvel e não
usa seu desejo. O nível inanimado (em ambas as partes) é apenas a raiz de tudo
que virá depois.
“De tudo o que aprendemos até
agora, nós ainda não sabemos qual dos cincos mundos sobre os quais falamos é o
nosso mundo. Na verdade, nenhum deles é o nosso. Lembre-se sempre que não existem
“lugares” na espiritualidade, apenas estados.
Quanto mais elevado o mundo, mais
altruísta é o estado que ele representa. A razão pela qual nosso mundo não é
mencionado em lugar nenhum é que os mundos espirituais são altruístas, e o
nosso mundo é, como nós, egoísta. Por ser o egoísmo oposto ao altruísmo, nosso
mundo está separado do sistema dos mundos espirituais. É por isso que os
Cabalistas não o mencionam na estrutura que descreveram.
Além do mais, os mundos não
existem realmente, a menos que os criemos ao tornarmo-nos como o Criador.
A razão pela qual eles são
tratados no passado é que os Cabalistas que ascenderam do nosso mundo para os mundos
espirituais contam-nos o que eles encontraram.
Se quisermos encontrar os mundos
espirituais também, teremos que recriar estes mundos dentro de nós tornando-nos
altruístas.”
O próximo, o mundo de Atzilut é a
parte utilizável do nível vegetativo, e a parte inferior do nível vegetativo, a
criatura, é a parte inutilizável. O mundo de Beria é a parte utilizável do
nível animal, e a parte inferior do nível animal, a criatura, é a parte
inutilizável. O mundo de Yetzira é a parte utilizável do nível falante, e a
parte inferior do nível falante, a criatura, é a parte inutilizável.
Finalmente, o mundo de Assiya é a parte utilizável do espiritual, o mais
intenso dos desejos, e a parte inferior do nível espiritual, a criatura, é a
parte inutilizável.
Agora você sabe porque, se corrigirmos a
humanidade, tudo mais será corrigido ao mesmo tempo. Então, falemos sobre nós e
o que aconteceu conosco.
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