CAPITULO III
2-ADAM HA RISHON – A ALMA UNIVERSAL
2-ADAM HA RISHON – A ALMA UNIVERSAL
Adam ha Rishon, a alma universal (a
criatura), é a verdadeira raiz de tudo que acontece aqui. É uma estrutura de
desejos que emergiu logo que a formação dos mundos espirituais foi completada.
Como dissemos acima, os cinco mundos, Adam Kadmon, Atzilut, Beria, Yetzira, e
Assiya completaram o desenvolvimento da parte superior da Fase Quatro. Mas a
parte inferior ainda precisa ser desenvolvida.
Em outras palavras, a alma é feita de desejos
inutilizáveis que não podiam receber a Luz com o objetivo de doar ao Criador
logo quando foram criados. Agora eles precisam emergir um a um e tornarem-se
corrigidos – utilizáveis - com a ajuda dos mundos, dos desejos utilizáveis.
Então, assim como a parte superior da
Fase Quatro, sua parte inferior é dividida em níveis de desejo inanimado, vegetativo,
animal, e falante. Adam ha Rishon se desenvolve através dos mesmos graus que os
mundos e as quatro fases básicas. Mas os desejos de Adão (Adam) são egoístas,
centrados em si mesmo; é por isso que ele não podia receber a Luz para começar.
Como resultado, nós, as partes da alma de Adão,
perdemos a sensação de inteireza e
unidade na qual fomos criados.
Precisamos entender como o sistema
espiritual funciona. O desejo do Criador é doar; é por isso que Ele nos criou e
nos sustém. Como dissemos, um desejo de receber é centrado em si mesmo por sua
natureza; ele absorve, enquanto um desejo de doar é necessariamente focado para
o exterior na direção do receptor. É por isso que um desejo de receber não pode
criar. É por isso também que o Criador tem de possuir um desejo de
doar, ou então Ele não iria poder criar.
Todavia, por Ele querer doar, o que Ele
cria necessariamente desejará receber, ou então Ele não poderá doar. Então Ele
criou-nos com um desejo de receber, e com nada mais. É importante entender
isso; não existe nada em nós lém do
desejo de receber, e não há nada que deveria estar em nós além de um desejo de
receber. Daí, se recebermos Dele, o
ciclo é completado. Ele está feliz e nós
estamos felizes. Certo?
Na verdade, não totalmente. Se tudo o
que queremos é receber, então não podemos relacionarmo-nos com o doador porque
não há nada em nós que se direciona para o exterior para observar de onde a
recepção está vindo. Acontece que precisamos ter um desejo de receber, mas
precisamos também conhecer o doador, e para isso precisamos de um desejo de
doar.
É por isso que temos a Fase Um e a Fase
Dois. O modo de termos ambos os desejos não é criando um novo desejo que não
nos foi instilado pelo Criador. O modo de fazermos isso é olharmos
exclusivamente para o prazer que estamos doando ao doador, a despeito do prazer
que possamos ou não possamos experimentar no processo. Isto é chamado de
“intenção de doar.” É tanto a essência
da correção, quanto o que nos muda como seres humanos de egoístas para
altruístas.
E finalmente, logo que tenhamos
adquirido esta qualidade, podemos nos conectar com o Criador, que é o que os
mundos espirituais estão destinados a nos ensinar. Enquanto não nos sentirmos
conectados ao Criador, somos considerados peças partidas da alma de Adam ha
Rishon, desejos não corrigidos. No momento que tivermos a intenção de doar, nos
tornaremos corrigidos e conectados, tanto ao Criador como a toda humanidade.
Quando todos nós estivermos corrigidos, ascenderemos novamente à nossa Fase Raiz,
mesmo para além do mundo de Adam Kadmon, ao próprio Pensamento da Criação,
chamado de Ein Sof (Sem Fim), porque nosso preenchimento será infinito e
eterno.
3-RESUMINDO
O Pensamento da Criação é doar deleite e
prazer ao fazer uma criatura que é similar ao seu criador. Este Pensamento (a
Luz) cria um desejo de receber deleite e prazer. Depois disso, o desejo de
receber começa a querer doar porque o doar é mais similar ao Criador, e isto é
claramente mais desejável. O desejo de receber então decide receber
porque esta é a maneira de doar prazer
ao Criador. Após isso, o desejo de receber quer conhecer o Pensamento que o
criou, porque que prazer pode ser maior do que conhecer a tudo?
Finalmente, o desejo de receber (a
criatura) começa a receber com a intenção de doar porque a doação o faz similar
ao Criador, é assim que ele pode estudar os pensamentos do Criador. Aqueles
desejos que podem receber com o objetivo de doar criam os mundos, que são
considerados a parte superior da Criação, e os desejos que não podem ser
utilizados com o objetivo de doar compõem a alma universal de Adam ha Rishon.
Esses desejos são considerados a parte
inferior da Criação. Os mundos e a alma são construídos similarmente, mas com
uma intensidade diferente de desejos. Por causa disso, os mundos podem mostrar
à alma como trabalhar com o objetivo de doar e assim ajudar Adam ha Rishon a se
tornar corrigido.
Falando grosseiramente, cada desejo é
corrigido em um mundo específico: o nível inanimado é corrigido no mundo de Adam
Kadmon; o vegetativo no mundo de Atzilut; o animal no mundo de Beria; o falante
no mundo de Yetzira; e o desejo pela espiritualidade pode apenas ser corrigido
no mundo de Assiya, a parte inferior, à qual pertence o nosso universo. E isto
nos leva ao tópico do nosso próximo capítulo.
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