OUTRAS ROTAS
Mas os filósofos não eram
Cabalistas. Por não estudarem Cabalá, eles não podiam entender integralmente a
profundidade do conhecimento Cabalístico. Como resultado, o conhecimento que
deveria ser desenvolvido e tratado de forma bastante específica foi desenvolvido
e tratado incorretamente. Quando o conhecimento Cabalístico migrou para outras
partes do mundo, onde não existiam Cabalista no momento, ele também tomou um
rumo diferente.
Assim, a humanidade fez um
desvio. Mesmo tendo a filosofia Ocidental incorporado partes do conhecimento
Cabalístico, ela acabou tomando uma direção completamente diferente. A
filosofia Ocidental gerou ciência que investigaram nosso mundo material, que
percebemos com nossos cinco sentidos. Mas a Cabalá é uma ciência que estuda o que
acontece além do que nossos sentidos percebem. A mudança na ênfase conduziu a
humanidade na direção oposta do conhecimento original que os Cabalistas
obtiveram. Esta mundança na direção levou a humanidade a um desvio do qual as conseqüências
iremos explorar no capítulo seguinte.
AS GRANDES PERGUNTAS
A Cabalá tornou-se oculta a cerca
de 2.000 anos atrás. A razão foi simples – não havia demanda por ela. Desde
aquele tempo, a humanidade se ocupou com o desenvolvimento de religiões
monoteístas, e depois, Ca ciência. Ambos foram criados para responder às
questões mais fundamentais do home: “Qual é o nosso lugar no mundo, no
universo?” “Qual é o propósito de nossa existência?” Em outras palavras, “Por
que nós nascemos?”
Mas hoje, mais do que nunca,
muitas pessoas sentem que o que oi lapidado por 2.000 anos não vai mais ao
encontro de suas necessidades. As respostas providas pela religião e pela
ciência não mais as satisfaze. Estas pessoas estão buscando em outra parte por
respostas às mais básicas perguntas sobre o propósito da vida. Elas voltam-se a
ensinamentos Orientas, a previsões do futuro, à mágica e ao misticismo. E
algumas se voltam à Cabalá.
Por ter sido a Cabalá formulada
para responder a estas questões fundamentais, as respostas que ela provê são diretamente
relacionadas a elas. Ao tornarmos a descobrir antigas respostas sobre o sentido
da vida, nós estamos literalmente emendando a ruptura que ocorreu quando nos
afastamos da Cabalá e aproximamo-nos da filosofia.
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